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Direitos e Deveres STPP

O Transporte Público de Passageiros, é um serviço que o Governo autoriza uma empresa a prestar. Esse serviço deve ser eficiente e adequado, e o seu bom funcionamento requer a observação de princípios básicos que precisam ser garantidos. Para que isso aconteça, é necessário uma mútua cooperação, e que os usuários conheçam seus Direitos e os Deveres.

Direitos:

  • Bom atendimento dos agentes de bordo;
  • Assentos preferenciais;
  • Canal de comunicação para críticas e sugestões;
  • Facilidade de acesso para pessoas com necessidades especiais;
  • Não interrupção do serviço, sem motivos justificados;
  • Pontualidade;
  • Serviço igual para todos.

Deveres:

  • Pagar o preço da passagem ou apresentar documento que garanta a gratuidade;
  • Respeitar os assentos preferenciais;
  • Ser gentil e ceder o lugar para pessoas idosas ou com necessidades especiais;
  • Jogar o lixo nas lixeiras internas;
  • Em caso de não haver lixeiras no interior do ônibus, guardar o lixo e jogá-lo na lixeira de rua;
  • Não acionar dispositivos de emergência sem que seja necessário;
  • Não afixar cartazes;
  • Não depredar;
  • Não embarcar com animais, salvo cão-guia;
  • Não estar embriagado ou sob efeito de outras drogas;
  • Não espalhar objetos pelos corredores;
  • Não danificar as laterais internas e externas do transporte;
  • Não fazer pregações religiosas ou políticas;
  • Não fumar;
  • Não oferecer serviços ou fazer propaganda de qualquer espécie;
  • Não pedir esmolas, donativos e outros tipos de contribuição;
  • Não transportar materiais que coloquem em risco a integridade física e a vida dos demais passageiros como, por exemplo, produtos explosivos, tóxicos ou inflamáveis.
  • Usar equipamentos sonoros só com fone de ouvido;
  • Usar vestuário adequado.

São muitos os benefícios gerados pelo Transporte Público de Passageiros, eles vão do meio ambiente até a melhor mobilidade nos espaços públicos.

É importante zelar por ele e evitar danos aos ônibus que, ao final, acabam onerando os custos da passagem. Saber e compartilhar os direitos e deveres de um cidadão no ônibus são atitudes que contribuem para a melhoria da qualidade desse serviço.