Direitos e Deveres STPP
O Transporte Público de Passageiros, é um serviço que o Governo autoriza uma empresa a prestar. Esse serviço deve ser eficiente e adequado, e o seu bom funcionamento requer a observação de princípios básicos que precisam ser garantidos. Para que isso aconteça, é necessário uma mútua cooperação, e que os usuários conheçam seus Direitos e os Deveres.
Direitos:
- Bom atendimento dos agentes de bordo;
- Assentos preferenciais;
- Canal de comunicação para críticas e sugestões;
- Facilidade de acesso para pessoas com necessidades especiais;
- Não interrupção do serviço, sem motivos justificados;
- Pontualidade;
- Serviço igual para todos.
Deveres:
- Pagar o preço da passagem ou apresentar documento que garanta a gratuidade;
- Respeitar os assentos preferenciais;
- Ser gentil e ceder o lugar para pessoas idosas ou com necessidades especiais;
- Jogar o lixo nas lixeiras internas;
- Em caso de não haver lixeiras no interior do ônibus, guardar o lixo e jogá-lo na lixeira de rua;
- Não acionar dispositivos de emergência sem que seja necessário;
- Não afixar cartazes;
- Não depredar;
- Não embarcar com animais, salvo cão-guia;
- Não estar embriagado ou sob efeito de outras drogas;
- Não espalhar objetos pelos corredores;
- Não danificar as laterais internas e externas do transporte;
- Não fazer pregações religiosas ou políticas;
- Não fumar;
- Não oferecer serviços ou fazer propaganda de qualquer espécie;
- Não pedir esmolas, donativos e outros tipos de contribuição;
- Não transportar materiais que coloquem em risco a integridade física e a vida dos demais passageiros como, por exemplo, produtos explosivos, tóxicos ou inflamáveis.
- Usar equipamentos sonoros só com fone de ouvido;
- Usar vestuário adequado.
São muitos os benefícios gerados pelo Transporte Público de Passageiros, eles vão do meio ambiente até a melhor mobilidade nos espaços públicos.
É importante zelar por ele e evitar danos aos ônibus que, ao final, acabam onerando os custos da passagem. Saber e compartilhar os direitos e deveres de um cidadão no ônibus são atitudes que contribuem para a melhoria da qualidade desse serviço.